O Último Vôo do Flamingo em DVD

 

Foto de rodagem do filme
Foto de rodagem do filme

O ÚLTIMO VÔO DO FLAMINGO é a primeira longa-metragem de ficção realizada por JOÃO RIBEIRO (Moçambique) numa adaptação do livro homónimo de Mia Couto. O Filme foi lançado em 2010 tendo tido a sua estreia internacional no Festival de Cinema de Cannes, integrado na mostra Cinemas do Mundo, nesse mesmo ano. Desde então o filme tem rodado pelos mais prestigiados de cinema do mundo bem como por várias mostras, alimentado debates e servido de base para teses em Academias e Universidades nacionais e estrangeiras. Teve estreias comerciais em Moçambique, Portugal, Espanha, França, Brasil e Itália e foi editado em DVD no Brasil onde se encontra disponível para o público em geral através da Livraria Cultura, uma das mais prestigiadas Editoras daquele país.

O filme foi MELHOR LONGA METRAGEM ESTRANGEIRA no FIC Luanda, Angola, 2010, PRÉMIO DO JÚRI – CVIFF, Cabo Verde, 2012, teve MENÇÃO HONROSA DO JÚRI NO DOURO FILM HARVEST – Portugal, 2010 e foi INDICADO EM 6 CATEGORIAS NO FESPACO INCLUINDO MELHOR FILME, Burkina Faso, 2011. Foi também INDICADO EM 9 CATEGORIAS AOS PRÉMIOS GOYA – Espanha, 2012 e INDICADO EM 14 CATEGORIAS AO PRÉMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2012 PELA ACADEMIA DE CINEMA – Brasil.

Apesar de ter sido exibido muitas vezes em Moçambique (exibições em salas e na TV), O Último Voo do Flamingo nunca havia sido editado em DVD neste território, pelo que o Realizador e também Produtor JOÃO RIBEIRO traz agora a público uma edição de autor. Este DVD, para além deste filme que é o seu trabalho principal como cineasta, tem ainda uma série de extras que contemplam outras obras do realizador. É assim que FOGATA (sua primeira curta metragem), O OLHAR DAS ESTRELAS e TATANA estão também neste DVD constituindo-se, assim, uma obra única de compilação dos trabalhos de ficção deste realizador.

É ainda de salientar que todos estes filmes são obras adaptadas a partir de contos do mesmo autor, o escritor moçambicano MIA COUTO. Estamos perante um conjunto de trabalhos que foram produzidos de 1992 a 2010 e que chegam agora, neste formato, pela primeira vez ao público moçambicano.

Esta edição do DVD foi possível graças à participação da Cooperação Suíça em Moçambique e do Centro Cultural Português em Maputo que mais uma vez se juntam à promoção da arte e do cinema moçambicano em particular.

O Último Vôo do Flamingo - Capa do DVD
O Último Vôo do Flamingo – Capa do DVD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *