O Último Voo do Flamingo chega ás bancas em DVD

Para ver um vídeo a propósito do lançamento do DVD do filme “O Último Vôo do Flamingo, clique no lind abaixo:

http://tim.sapo.mz/videos/tim//vjVz5sDsf77t9ZaGtHol

Confira também a reacção de alguns dos artistas que fizeram parte do elenco deste filme.

http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Ftim.sapo.mz%2Fvideos%2Ftim%2F%2FJGM5IbA8D6tmAKvY7pvp&h=aAQFNgvCkAQHX82JirpDisxvg_msBp3HM7RFEpArgJjWGgw&enc=AZPGBiys-N0qqSE1NbK_OF1S3KixU5-yzcp-kvUYk-Pn7R0tIuke5Yafg3biJ3tZUz1Gp5Qo44VfywfZ7DJmuzyshwVOVa6XLE8zLCoIM2iG7UUkLuVJXxr4Kp7CmZntGqVXGzW6I29FXDwnNty7P0IS7Wt4gzuPP1r80lKjtsW0Gg&s=1

O Último Vôo do Flamingo em DVD

 

Foto de rodagem do filme
Foto de rodagem do filme

O ÚLTIMO VÔO DO FLAMINGO é a primeira longa-metragem de ficção realizada por JOÃO RIBEIRO (Moçambique) numa adaptação do livro homónimo de Mia Couto. O Filme foi lançado em 2010 tendo tido a sua estreia internacional no Festival de Cinema de Cannes, integrado na mostra Cinemas do Mundo, nesse mesmo ano. Desde então o filme tem rodado pelos mais prestigiados de cinema do mundo bem como por várias mostras, alimentado debates e servido de base para teses em Academias e Universidades nacionais e estrangeiras. Teve estreias comerciais em Moçambique, Portugal, Espanha, França, Brasil e Itália e foi editado em DVD no Brasil onde se encontra disponível para o público em geral através da Livraria Cultura, uma das mais prestigiadas Editoras daquele país.

O filme foi MELHOR LONGA METRAGEM ESTRANGEIRA no FIC Luanda, Angola, 2010, PRÉMIO DO JÚRI – CVIFF, Cabo Verde, 2012, teve MENÇÃO HONROSA DO JÚRI NO DOURO FILM HARVEST – Portugal, 2010 e foi INDICADO EM 6 CATEGORIAS NO FESPACO INCLUINDO MELHOR FILME, Burkina Faso, 2011. Foi também INDICADO EM 9 CATEGORIAS AOS PRÉMIOS GOYA – Espanha, 2012 e INDICADO EM 14 CATEGORIAS AO PRÉMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2012 PELA ACADEMIA DE CINEMA – Brasil.

Apesar de ter sido exibido muitas vezes em Moçambique (exibições em salas e na TV), O Último Voo do Flamingo nunca havia sido editado em DVD neste território, pelo que o Realizador e também Produtor JOÃO RIBEIRO traz agora a público uma edição de autor. Este DVD, para além deste filme que é o seu trabalho principal como cineasta, tem ainda uma série de extras que contemplam outras obras do realizador. É assim que FOGATA (sua primeira curta metragem), O OLHAR DAS ESTRELAS e TATANA estão também neste DVD constituindo-se, assim, uma obra única de compilação dos trabalhos de ficção deste realizador.

É ainda de salientar que todos estes filmes são obras adaptadas a partir de contos do mesmo autor, o escritor moçambicano MIA COUTO. Estamos perante um conjunto de trabalhos que foram produzidos de 1992 a 2010 e que chegam agora, neste formato, pela primeira vez ao público moçambicano.

Esta edição do DVD foi possível graças à participação da Cooperação Suíça em Moçambique e do Centro Cultural Português em Maputo que mais uma vez se juntam à promoção da arte e do cinema moçambicano em particular.

O Último Vôo do Flamingo - Capa do DVD
O Último Vôo do Flamingo – Capa do DVD

The Brats

Longa de Animação moçambicana de Nildo Essá abre campanha no indiegogo.com

The Brats” é o primeiro projecto de longa metragem de animação moçambicano que vem a público e também um dos poucos a usar neste país o crowdfunding. É um projecto que vem na continuidade da curta com o mesmo nome “Os Pestinhas e o Ladrão de Brinquedos” recentemente exibido e premiado em festivais internacionais.

Nildo Essa abre assim uma nova fase do cinema moçambicano onde a experimentação, as novas tecnologias, o público alvo e até a possível fonte de financiamento passam a ter outra importância e outra relação com o autor.

Como diria Malangatana, o Nildo está-nos a provocar. Ele está a desafiar o status quo de um cinema até hoje feito para alguns por ainda muito poucos. Faço votos para que este projecto se realize e se imponha num mercado lá fora já evoluído e muito exigente, para que se prove que cá dentro se fazem coisas muito boas.

Para apoiar ese projecto através da plataforma clique: Indiego.