3ª SEMANA DE CINEMA AFRICANO – MAPUTO 2015

Durante uma semana a cidade de Maputo vai transformar-se na capital do cinema africano com a realização da terceira edição da Semana de Cinema dedicado a África e a realizadores africanos. Neste período os amantes da 7ª arte vão poder passar pelas cinco salas de cinema disponíveis na cidade de Maputo – Cinema Scala, INAC, CCFM, Mafalala e Teatro Avenida – que exibirão 14 filmes divididos entre o programa de Clássicos e o Principal.  Sessões dedicadas à classe académica e debates sobre o conteúdo dos mesmos fazem parte do programa da 3ª Semana de Cinema Africano – Moçambique.

A Semana de Cinema vai arrancar no dia 9 de Abril, às 20h no Cinema Scala, com a estreia do filme “O Grande Kilapy”, do realizador angolano Zézé Gamboa que estará presente nesta sessão de gala. Este filme retrata a vida de um angolano dos anos 60/70, muito antes das independências. Interpretado pelo actor brasileiro Lázaro Ramos (Joãozinho) que é um indivíduo simples e indiferente às contingências da vida na colónia portuguesa – cor de pele e preconceito social – mas acabará por tornar-se um personagem incómodo para o regime. Apesar de ser ficção, esta trama foi inspirada em factos reais.

Grande Kilapy Cartaz

A longa metragem “Algo Necessário” da realizadora queniana Judy Kibinge, faz parte do cartaz da Semana de Cinema Africano (Programa Principal) e será exibida no CCFM e INAC. O filme relata a o percurso de Anne que luta para reconstruir a vida após a Guerra Civil (Quénia 2007) que tirou a vida ao marido, provocou a doença do filho e a deixou isolada numa quinta em ruínas. Por outro lado, Joseph, um jovem que participou na violência procura a redenção. No fundo Ambos precisam deixar de lado as memórias e seguir em frente.

Estarão também em cartaz no Programa Principal os filmes “Soleis” (2013) de Dany Kouyaté e Olivier Delahaye do Burkina Faso, da Guiné Conakri o filme realizado do Cheick Camara “Nuvens Sobre Conakri” (2008), “As Crianças de Troumaron” (2012) de Harrikrisna e Sharvan Anenden das Maurícias, “São Eles os Cães” (2013) de Hicham Lasri de Marrocos e o filme “Teza” (208) de Haile Gerima da Etiópia.

Os Clássicos em português “Mississe”, do realizador moçambicano Pipas Forjaz e “O Herói” de Zézé Gamboa têm direito a sessão especial no Teatro Avenida, no dia 16 de Abril, num espaço especialmente reservado ao cinema em português.

Ainda no Programa Clássicos, que distingue esta mostra, “Le Mandat” (Senegal), “Soleil Ô” (Mauritânia), “Cabascabo” (Níger), Bako L’Autre Rive (França) vão estar em cartaz no CCFM e no INAC numa retrospectiva desses importantes filmes que cobrem mais de 40 anos de história do Cinema Africano.

Cine_Teatro_Tofo_in_Inhambane

A grande novidade deste ano é a extensão da Semana de Cinema Africano para a Cidade de Inhambane. O Cinema Tofo recebe a nata do 7ª Arte africana durante o mês de Maio, bem como a Ilha de Moçambique, pela segunda vez consecutiva, o que vem reforçar o compromisso da Organização e seus parceiros em expandir este evento a nível nacional.

“Nesta 3ª edição da Semana de Cinema Africano de Moçambique abrem-se as nossas esperanças e transformar este evento num acontecimento nacional levando-o a mais algumas cidades do país. De apenas Maputo, em 2013, chegámos à Ilha de Moçambique em 2014, para este ano somarmos a cidade e Inhambane. Estamos a contribuir, desta forma, para a promoção e divulgação do cinema Africano através da exibição de histórias de ficção escritas e realizadas por africanos, jamais vistas em Moçambique. Esta acção, que nos permitiu chegar, no ano passado, a mais de cinco mil espectadores poderá nesta 3ª Edição chegar bem perto dos sete mil”, revelou o realizador João Ribeiro, director da mostra.

Fazem parte deste colectivo Mickey Fonseca (director de produção), Adiodato Gomes (produção), Magda Burity (comunicação), Diana Manhiça (grafismo), Quito Tembe (iluminação e programa cultural) Birgit Plank-Mucavele (ICMA) e a Professora Ute Fendler da Universidade de Bayreuth na Alemanha.

MAIS INFO:

O QUÊ? 3ª Semana de Cinema Africano de Maputo

ONDE? Cidade de Maputo, Cidade de Inhambane, Ilha de Moçambique

LOCAIS: Cinema Scala, Centro Cultural Franco Moçambicano, sala do INAC, Associação IVERCA, Teatro Avenida.

DURAÇÃO: 9 de Abril a 16 de Abril de 2015 (Maputo) 1 a 8 de Maio (Ilha de Moçambique; 14 a 21 de Maio (Inhambane)

ENTRADAS: Gratuítas

Contacto Comunicação

Magda Burity

Carmen Pereira

823974277

comunicacaomafw@gmail.com

madamecomunicacao@gmail.com

Contacto Organização

João Ribeiro

cineafricanomoz@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.